História

A Fundação Joaquim dos Santos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de reconhecido interesse público, sem carácter lucrativo, que prossegue objetivos de solidariedade social. Criada por iniciativa de Arcides Baptista Simões, por incumbência de Joaquim dos Santos, desde a sua criação, em 1967, e ao longo da sua existência, tem sido um marco no apoio às populações mais desfavorecidas da região onde se encontra inserida.

Numa dinâmica com mais de 50 anos, de enorme intervenção social e educativa, tem assumido a transformação da comunidade como um dos seus fortes propósitos. É na integração, na complementaridade e na visão das pessoas de forma completa que a Instituição perspetiva uma resposta ajustada às necessidades, interesses e motivações de todos aqueles que aqui encontram respostas adequadas às suas vidas, escolhas e opções.

Tem, por isso, uma história de acções e projetos transversais e inovadores que a direccionam para as áreas de intervenção Social, da Educação, da Cultura e da Formação Profissional. Comprometida com a sua Missão de Cuidar e Educar, tem procurado o aprofundamento da sua intervenção e da sua presença na comunidade, cumprindo assim os seus desígnios estatutários: manter a sua atenção para com as necessidades das pessoas, numa dinâmica de proximidade e de trabalho em rede com entidades públicas e privadas, favorecendo desta forma o desenvolvimento da comunidade de uma forma integrada e completa.

Todo o trabalho desenvolvido tem sido no sentido de robustecer cada uma das suas valências, enquadrando-as num sistema único, coerente e sistematizado, nos princípios, nos métodos e na aferição da sua atividade enquanto Organização.

O seu desígnio mantém-se, centrando-se a sua estratégia em novas respostas para novos e velhos problemas sociais. Uma vontade que deve ser fortificada com ação sustentada e sustentável na procura de soluções aos vários desafios sociais, económicos, ambientais, culturais e políticos. Fazer as pontes necessárias entre anos de experiência e as exigências da atualidade, com a inevitabilidade da modernização e procura da sustentabilidade. Cumprir a nossa Missão e ser fieis aos valores e princípios que norteiam esta Fundação é, em cada dia, a nossa preocupação e a motivação do nosso trabalho.

A Fundação Joaquim dos Santos, sediada na freguesia de Torredeita (Viseu), é um projeto de desenvolvimento local que persegue fins de interesse social, de caráter educativo, cultural, proteção social e solidariedade, através da criação e manutenção de diferentes respostas sociais, educativas e de serviço público, integradas nas valências que compõem a sua estrutura orgânica. É uma instituição sem fins lucrativos que prossegue a missão de prestar serviços de excelência, de reconhecido valor, num compromisso com a construção, o desenvolvimento, a justiça e o progresso social.

Ser uma entidade de referência e alargar a sua implantação, reforçando o posicionamento já conquistado. Comprometer-nos com elevados níveis de qualidade de serviço, boas práticas de relacionamento e cuidada atenção com os nossos residentes, utentes e seus familiares.

Queremos ser:

• Uma organização de sucesso e cumpridora;
  • Uma marca e uma imagem reconhecida e respeitada por todos;
  • Um exemplo de boas práticas no mercado;

No desenvolvimento da nossa atividade assumimos o compromisso de submeter os nossos comportamentos e decisões ao absoluto respeito de valores e princípios éticos que queremos integrantes da nossa cultura, enquanto Fundação:

• Respeito pela individualidade própria de cada um dos nossos utentes e pela sua dignidade enquanto pessoas frágeis e vulneráveis;
  • Profissionalismo, Responsabilidade e Rigor na prestação de serviços e em todos os relacionamentos com residentes e respetivos familiares, utentes, fornecedores, colaboradores, entidades oficiais;
  • Melhoria contínua com vista ao permanente aperfeiçoamento dos serviços prestados aos nossos residentes e utentes querendo, sempre, fazer mais e melhor;
  • Competência e talento, estamos focados nos resultados positivos e acolhemos com entusiasmo a contribuição dos melhores profissionais, promovendo o seu desenvolvimento;
  • Responsabilidade Social fomentando as boas práticas ambientais, promovendo princípios de equidade e de solidariedade sempre que possamos acrescentar valor pela nossa intervenção;

Órgãos

“Na sua pluralidade e diversidade, a economia social é um lugar de encontro onde se entrelaçam o económico com o social, o empreendedorismo com a cidadania, o coletivo com o individual, a tradição com a modernidade, o passado com o futuro.” É para essa energia “futurante” que temos trabalhado e convocado todos os colaboradores…

Conselho de Administração

Presidente: Célia Faustino Franco