“Os tempos livres como garantia de uma infância feliz.”

“Os tempos livres como garantia de uma infância feliz.”

ATL

O Centro de Atividades dos Tempos Livres (CATL), é um espaço que se destina a acolher crianças entre os seis e os dez anos. Esta resposta social funciona durante o período letivo e não letivo. Pretende-se essencialmente promover e proporcionar diversificadas experiências às crianças de forma harmoniosa e segura, para que cresçam seguros de si e da sua ação no grupo social em que estão inseridos. O CATL foi criado para apoiar os pais/cuidadores das crianças que frequentam a escola, com o objetivo de proporcionar, às mesmas, um espaço onde podem aprender e desfrutar dos tempos livres.

Procura-se proporcionar um ambiente familiar e de conforto onde as crianças possam consolidar não só as aprendizagens apreendidas na escola, mas também adquirir novos conhecimentos e competências essenciais para o sucesso escolar. Desenvolve, junto das suas crianças, a importância da promoção da consciencialização cívica na nossa formação enquanto cidadãos tolerantes, observadores, responsáveis, críticos e úteis à sociedade, conscientes que estão preparados para fazer escolhas individuais e grupais nos meios em que se inserem. O CATL está inserido no Projeto Educativo da valência de resposta social a crianças que assenta, essencialmente, na Educação Ambiental e na Educação para a Cidadania, trabalhando, em simultâneo, valores como a consciencialização e compreensão das causas dos problemas e desigualdades, a globalização, igualdade de género, igualdade democrática.

Descarregar Regulamento Interno

“A Educação dos Tempos Livres deve integrar a aprendizagem de uma cidadania plural, responsável e ativa com vista ao desenvolvimento pessoal e comunitário, educando para com (viver) com o outro e participar de forma ativa e comprometida na melhoria de vida da comunidade, tendo por base valores de justiça, de solidariedade, de democracia e de bem-comum.”

“A Educação dos Tempos Livres deve integrar a aprendizagem de uma cidadania plural, responsável e ativa com vista ao desenvolvimento pessoal e comunitário, educando para com (viver) com o outro e participar de forma ativa e comprometida na melhoria de vida da comunidade”

Os nossos Objetivos

Promoção do espírito crítico;

Desenvolvimento de competências sociais e grupais;

Conhecimento do eu e do outro;

Desenvolvimento da Autoconfiança / autoestima;

Promoção da autonomia;

Estimulação do trabalho em equipa;

Criação de hábitos de trabalhos;