“Viver o tempo da infância é deixar, também e sobretudo, que as crianças tenham tempo para se surpreender com as coisas da vida, vivê-las à sua maneira, reiterá-las as vezes que for preciso.”
“Viver o tempo da infância é deixar, também e sobretudo, que as crianças tenham tempo para se surpreender com as coisas da vida, vivê-las à sua maneira, reiterá-las as vezes que for preciso.”
Jardim de Infância
O nosso Jardim de Infância recebe, todos os anos, mais de 50 crianças dos 3 aos 6 anos. Integrado numa harmoniosa paisagem rural, trabalhamos em condições ideais para as crianças. As nossas salas oferecem uma ampla variedade de jogos e materiais educativos, que estimulam as capacidades sociais e emocionais e a curiosidade e alegria na descoberta das nossas crianças.
Somos uns privilegiados por estarmos num espaço rural, com uma zona verde envolvente muito rica, pelo que vir aprender para a rua, a contar as folhas que se encontram a cair com a chegada do Outono, a brincar na lama, a descobrir os bichos da terra ou a plantar as sementes na horta é fazer da rua um espaço de muitos, diferentes e variados espaços proporcionadores de múltiplas aprendizagens, em articulação com a sala para a qual se regressa sempre, e se continua o trabalho.
Inspirados no Movimento da Escola Moderna, desenvolvemos uma Metodologia de trabalho por Projeto, em que famílias, educadoras e crianças, trabalhando em conjunto, constroem uma verdadeira comunidade de aprendizagem em que todos aprendem e todos ensinam.
As crianças aprendem e desenvolvem capacidades e competências envolvendo-se e participando nas atividades e nas rotinas com maior motivação, uma vez que estas partem dos seus interesses e curiosidades.
Os nossos objetivos
Comportamento Social – promover a aquisição de competências sociais no grupo.
Competências motoras/ criatividade – No dia a dia do Jardim de Infância treinamos a motivação, a criativadade e a concentração por exemplo através de jogos, do movimento, da pintura e das artes plásticas.
Autonomia – No nosso trabalho pedagógico valorizamos muito a educação para a autonomia e a aprendizagem de aspectos práticos ligados à vida quotidiana.
Capacidades cognitivas – A capacidade de trabalho, a perseverança e a capacidade de concentração são fomentadas, de forma a promover a auto-estima e a capacidade de realização das crianças.
Perceção – Damos às crianças a oportunidade de conhecer e vivenciar o seu corpo e os seus sentidos. Uma criança que adquiriu uma aprendizagem de forma prática e directa é capaz de a compreender e de a aplicar na vida quotidiana.
“As crianças precisam que os adultos esperem por elas, sem pressas, antecipações ou estimulações precoces, desnecessárias e violentas, esperá-las, na dilatação do tempo e, paradoxalmente, sem tempo, ali no lugar onde se encontram na sua forma de aprender, aguardando que elas cheguem aonde e quando têm de chegar pelo seu caminho.”
“As crianças precisam que os adultos esperem por elas, sem pressas, antecipações ou estimulações precoces, desnecessárias e violentas, esperá-las, na dilatação do tempo e, paradoxalmente, sem tempo, ali no lugar onde se encontram na sua forma de aprender, aguardando que elas cheguem aonde e quando têm de chegar pelo seu caminho.”
Informações
Alimentação
Praticamos uma alimentação equilibrada que contribua para a saúde e o bem estar das crianças. As ementas, validadas por uma Nutricionista, são semanais e disponibilizadas aos pais. Como objectivos da educação alimentar destinada às crianças em idade pré-escolar, procuramos:
Criar atitudes positivas face aos alimentos e à alimentação.
Encorajar a aceitação da necessidade de uma alimentação saudável e diversificada.
Promover a compreensão da relação entre a alimentação e a saúde.
Promover o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.
Atividades
A educação pré-escolar funciona como um contexto educativo facilitador do desenvolvimento de competências fundamentais, estimulando a comunicação, a criatividade, a interacção e resolução de problemas, o questionamento e a apetência social.
Atividades Curriculares:
Respeitando as características individuais de cada criança, queremos proporcionar-lhe essas vivências e ajudá-las a aprender e a crescer.
“…Ter iniciativas, fazer descobertas, expressar as suas opiniões, resolver problemas, persistir nas tarefas, colaborar com os outros, desenvolver a criatividade, a curiosidade e o gosto por aprender, que atravessam todas as áreas de desenvolvimento e aprendizagem na educação de infância, constituindo condições essenciais para que a criança aprenda com sucesso, isto é, “aprenda a aprender”.”
As Educadoras, facilitadoras das aprendizagens, não dão “aulas”, antes organizam actividades:
Área de Expressão e Comunicação:
Domínio da Educação Motora
Domínio Educação Artística
Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Domínio da Matemática
Área do Conhecimento do Mundo:
Introdução à Metodologia Científica(observar, comparar, pesquisar, experimentar, registar, tirar conclusões).
Abordagem às Ciências (promover a reflexão e interpretação das crianças sobre os fenómenos do meio físico e natural )
Mundo Tecnológico e Utilização das Tecnologias (Utilizar diferentes suportes tecnológicos nas atividades do seu quotidiano, com cuidado e segurança
Natação (suspensa por prevenção Covid-19)
Atividade Complementar:
Equitação
Transporte
Asseguramos o transporte, para ir e voltar, desde Viseu, respeitando todas as regras, em autocarro certificado e preparado para levar os seus filhos com total segurança. As crianças aguardam nos “Pontos de Encontro”definidos de paragem e recolha.
São recebidas pelas nossas auxiliares e acompanhadas durante todo o percurso.
Queremos que os pais contem connosco na organização das suas vidas e dos seus horários.
Crianças felizes e seguras. Pais tranquilos